Técnicos da Embrapa Rondônia visitam Unidades de Observação de Café Clonal

Por Priscila Rabassa

Durante os dias 4 e 5 de junho, uma equipe formada por técnicos do Idesam e da Embrapa Rondônia e produtores do Projeto Café visitou as Unidades de Observação de café BRS Ouro Preto em Apuí. O objetivo foi avaliar o desenvolvimento das plantas e de pragas e doenças, assim como capacitar os produtores de como fazer a poda de formação das plantas de café clonal.

A primeira unidade a ser visitada foi a do produtor João Nilton, localizada no setor Coruja, que está recebendo o tratamento agroecológico desde o início deste ano. Para Samuel Fernandes, da Embrapa, é a área que até o momento apresenta melhores resultados. “A Unidade tem mudas que apresentam desenvolvimento com qualidade, não apresentando a presença de pragas e doenças”.

Nas outras duas unidades visitadas, localizadas no Viveiro Santa Luzia e na propriedade de Sebastião Borges, os produtores foram orientados sobre as técnicas para melhorar o desenvolvimento das plantas de café BRS Ouro Preto, já que ambas as áreas apresentam plantas com um crescimento mais lento que a primeira.

Os produtores puderam ainda aprender com a equipe como produzir mudas de clones de suas próprias lavouras de café conilon, seguindo os cuidados de selecionar sempre plantas produtivas e que não estejam atacadas de pragas e doenças.

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *