Pecuária Sustentável ganha força em Apuí

Por Priscila Rabassa,

Com o objetivo de qualificar pequenos produtores rurais de Apuí em práticas de pecuária sustentável, o Idesam realizou, no dia 5 de julho, o 2º Encontro de Capacitação Continuada em Pecuária Sustentável. O encontro foi realizado na propriedade do produtor Lourizete de Morais, um dos selecionados em 2013 para participar do projeto de implantação do Sistema Silvipastoril Intensivo (SSPI).

O curso, ministrado pela equipe do Idesam e pelo engenheiro agrônomo Murilo Bettarello, consultor da empresa Via Verde, reuniu mais de 30 produtores da região que participaram dos debates, palestras e visita de campo na Unidade Demonstrativa.

O dia de campo voltou-se para as práticas do SSPI e as melhorias para a sustentabilidade no campo. Foram apresentadas questões ligadas ao manejo correto de pastagens e a construção de cercas elétricas para melhorias nas propriedades rurais.

pecuaria-sustentavel-apui-1 pecuaria-sustentavel-apui-2

Bettarello destacou a necessidade do manejo dos animais e do campo para o sistema ser eficaz. “Para fazer um bom manejo das pastagens o produtor precisa respeitar o ciclo do capim e não colocar nem pouco nem muitos animais em um único pasto. Por isso, a divisão de pastagens é fundamental, pois facilita o manejo do rebanho, permitindo que eles fiquem apenas um período em cada pasto”, diz.

Após, a palestra, os produtores e os técnicos visitaram a Unidade Demonstrativa com o objetivo de conhecer o sistema silvipastoril intensivo, que tem como prática a incorporação de árvores e arbustos nas áreas de pastagens, sendo sistemas que apresentam potencial de benefícios econômicos e ambientais para o produtor e para a sociedade.

A unidade da propriedade do produtor Lourizete Morais está em fase final de implantação, e os animais já foram colocados na área, iniciando o ciclo produtivo do sistema silvipastoril. Atualmente, a área de quatro hectares está com lotação de 16 vacas em lactação, correspondendo a 3,5 unidades animais por hectare, índice muito acima da média do município – 0,6 unidade animal por hectare.

A próxima capacitação está prevista para o mês de setembro.

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *