Lançamento de projeto de carboneutralização encerra atividades no “Espaço Sustentável” do Governo na Casa Cor

[:pb]95 árvores serão plantadas em Reserva para compensar emissões de CO2 do estande do Governo do Amazonas na Casa Cor 2010

O “Espaço Sustentável” do Governo do Amazonas encerra a participação na Casa Cor 2010 sendo palco para o lançamento de um Projeto de Carboneutralização, atividade inédita no Estado. O trabalho foi desenvolvido pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam) em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), por meio do Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima). O lançamento acontecerá nesta terça-feira, dia 23, às 19h, no estande institucional do governo.

O objetivo do Projeto é compensar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) advindas do consumo de energia elétrica do estande durante os 40 dias de evento (de 15 de outubro a 23 de novembro) com o plantio de árvores.

Por meio de cálculos realizados pelo Idesam, o consumo de energia elétrica pelo estande do Governo durante o período do evento foi de 18 Mega Watts por hora (MWh), o que corresponde a uma emissão de 25,27 toneladas de carbono equivalente (tCO2e). Para compensar estas emissões, serão plantadas 95 árvores com a implementação de sistemas agroflorestais, em uma área de 850m2 na comunidade de Santa Luzia do Caranatuba, dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã – em São Sebastião do Uatumã (a 329 quilometros de Manaus). O plantio está previsto para o mês de dezembro, ainda deste ano.

O projeto de carboneutralização do estande do Governo na Casa Cor faz parte do Programa Carbono Neutro Idesam, desenvolvido em parceria com a SDS por meio do Ceclima.[:]

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *