Idesam realiza curso sobre propriedades rurais sustentáveis

Nos dias 3 e 4 de junho, o Idesam promove em Apuí o curso “Propriedades Rurais Sustentáveis”. O evento será realizado no auditório da Câmara Municipal de Apuí e tem como objetivo estimular a integração produtiva nas propriedades rurais do município. Também serão realizadas palestras sobre Sistemas Agroflorestais, produção orgânica e técnicas de planejamento para o produtor rural, além de visitas técnicas a propriedades-modelo e empreendimentos ambientais.

Para Gabriel Carrero, coordenador do projeto Semeando Sustentabilidade em Apuí , o curso visa oferecer os elementos necessários aos produtores para a implementação do manejo integrado das suas propriedades.

Durante o curso, os produtores participarão de uma oficina onde discutirão as possibilidades de integração produtiva que podem realizar em suas propriedades. “Queremos que, ao final do curso, eles tenham uma ideia concreta de como aproveitar os diferentes elementos (agricultura, pecuária, floresta), “aumentando a renda e aproveitando os recursos naturais com base em conceitos agroecológicos”, explica Carrero.

Outro tema a ser discutido no evento é a produção orgânica, que em Apuí merece destaque não só pelo caráter ambiental, mas também econômico. Pelas distâncias geográficas do Estado, os insumos químicos chegam ao município com preços muito elevados, e o produtor pode encontrar na produção orgânica uma saída para essa dificuldade.

“A ideia também é mostrar aos produtores que eles podem ser considerados orgânicos sem a necessidade de uma certificação por auditoria, basta que eles se organizem pra isso”, afirma Eduardo Rizzo, coordenador do Programa Gestão de unidades de Conservação do Idesam e responsável pelo curso.

(Saiba mais sobre os sistemas participativos de certificação orgânica)

O curso faz parte das atividades de Educação Ambiental previstas no projeto Semeando Sustentabilidade em Apuí e é realizado em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma) e de Educação (Semed).

“Os produtores irão aprofundar os conceitos da importância sobre um ambiente equilibrado com experiências e lições práticas de como “aumentar a produtividade com a adoção de práticas agroecológicas”, finaliza Carrero.

Confira a Programação do evento:

1o. dia – 03/07/2013

Integração produtiva rural: como fazer e quais benefícios

Agricultura Orgônica: um grande exemplo de integração produtiva

Importância das árvores e das florestas para a agropecuária

Sistemas Agroflorestais ou Agroflorestas

Garantia Orgânica: Certificação / OPAC / OCS

Técnicas de planejamento para o produtor rural: Calendário Sazonal e Matriz FOFA

2o. dia – 04/07/2013

Visita à propriedade modelo – Conhecendo uma propriedade integrada

Visita ao Viveiro Santa Luzia – T?cnicas de produção de mudas

0 Comments