Idesam participa de Curso de Sistemas Agroflorestais para indígenas

Por Priscila Rabassa

O Idesam participou de 1º a 4 de abril, do Curso de Sistemas Agroflorestais para Indígenas dos Corredores Tupi Mondé e Tupi Kawahiba, realizado no Centro de Formação Paiter Suruí, em Cacoal, Rondônia.

O evento foi promovido pela Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e visa incentivar e apoiar as comunidades indígenas, a produzirem produtos orgânicos extrativistas, além de apresentar sua contribuição para fortalecer a segurança alimentar e para a recuperação de áreas degradadas.

Para o técnico em agropecuária do Idesam, Geovani Machado, que participou do curso apresentando o trabalho de SAFs implantando este ano em Apuí, é o momento de fortalecer e difundir os benefícios do Sistema para o desenvolvimento econômico e ambiental, além da troca de conhecimentos.

“O curso é um instrumento de difusão de práticas sustentáveis do uso da terra, é o momento de troca de conhecimento entre os participantes. Precisamos criar mecanismos mais expressivos para encorajar a adoção de práticas conservacionistas que tragam mais qualidade de vida combinada à recuperação de áreas degradadas e, principalmente, a manutenção do ecossistema”, afirmou.

Neste módulo, o curso teve dois dias de aulas teóricas mostrando a importância do SAFs (foto) e o trabalho realizado pela Embrapa e, os dois últimos dias, a parte prática foi realizada em Ouro Preto d’Oeste, onde os participantes visitaram o SAF recém-implantado com monitoria da Embrapa RO.

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *