Distribuição de alevinos quer estimular a criação de peixes

Por Larissa Mahall,
Colaborou Manoel Pio

Produtores rurais do município de Presidente Figueiredo, assistidos pelo Projeto ATES, receberam 20 mil alevinos de tambaqui e pirapitinga, no último dia 2 de fevereiro. A atividade teve o apoio da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura, integrante da Sistema Sepror, e do Centro de Tecnologia, Treinamento e Produção em Aquicultura de Balbina, localizado a 101 quilômetros de Manaus.

Foram atendidas as famílias dos assentamentos da reforma agrária de Canoas, Rio Pardo, Uatumã e PDS Morena, onde o Idesam atua desde outubro de 2014, por via de chamada pública do Incra, com prestação de serviço de assistência técnica, social e ambiental aos produtores rurais de Presidente Figueiredo.

Para o coordenador do projeto, o engenheiro florestal André Vianna, “essa ação representa uma oportunidade para apoiar o incremento da geração de renda familiar e incentivar a cadeia produtiva da piscicultura na região”.

O trabalho do Idesam envolveu atividades de despesca (recolhimento dos peixes do viveiro, feita com uso de redes), seleção, contagem, embalagem e transporte de alevinos, segundo informações do técnico extensionista Manoel Pio. O Idesam contou com o apoio da equipe de engenheiros da estação de piscicultura de Balbina

“A intenção de realizar a doação desses alevinos é oferecer ao produtor rural mais uma fonte de renda e garantir a segurança alimentar da família, pois o pescado é considerado como uma fonte de proteína animal muito saudável”, informa.

Os assentados que receberam os alevinos passaram por visitas técnicas, com avaliação de aptidão de condições físicas (viveiro, canal de igarapé ou barragem e berçários) para recebimento e criação dos filhotes.  Além disso, cursos de capacitação sobre manejo de viveiros e da produção peixes foram realizados no sentido de deixá-los habilitados para gestão do processo de produção de pescado.

“O próximo passo é o monitoramento de todas as atividades dos produtores com os alevinos, por meio de acompanhamento técnico, realização de biometria. A partir das informações coletadas, será possível realizar o processo de reajuste alimentar, dados de custos financeiros da produção e análise da água, assegurando um pescado de qualidade, tanto para venda quanto para consumo”, finaliza.

Projeto ATES – A ação integra a agenda de trabalho do Idesam no Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (ATES), desenvolvido pelo Incra. As atividades de assistência técnica realizadas pelo Idesam estão divididas em dois lotes (como são chamados os conjuntos de assentamentos definidos pelo Incra durante chamada pública). O lote 01 comporta assentamentos em Apuí, Novo Aripuanã e Manicoré, enquanto o lote 11 é formado por áreas em Manaus e Presidente Figueiredo.

Em Presidente Figueiredo, o Idesam conta com uma equipe de quatro técnicos extensionistas e quatro agentes comunitários. Participaram da atividade os técnicos Manoel Pio, Andreson Ferreira, Áleff Lopes e Nayara Motta e o agente Flávio Vieira.

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *