Diagnóstico das Cadeias Produtivas em Lábrea

Por Bruno Oliva, pesquisador do Programa de Manejo Florestal – 

Durante os dias 12 e 20 de fevereiro a equipe de manejo florestal do Idesam, em parceria com o Instituto Internacional de Educação no Brasil (IEB), esteve no município de Lábrea, sul do Amazonas, realizando um diagnóstico das cadeias produtivas florestais do município.70-450

Nas incursões de campo foram entrevistadas movelarias, serrarias, o comércio de produtos e máquinas além dos extratores de madeira e serradores que trabalham direta e indiretamente com a atividade.

diagnostico-labrea3

Nos questionários foram abordadas questões como o número de empregos gerados, as dificuldades do setor, o volume e a quantidade de produtos comercializados e a renda gerada. Estas informações serão sistematizas, para posterior elaboração de um documento a ser entregue para a sociedade no primeiro semestre de 2014.

O objetivo deste documento é divulgar a importância da atividade florestal para o município de Lábrea, destacando dentre outras questões o que precisa ser melhorado.

diagnostico-labrea2
Debate sobre oportunidades florestais no auditório da UAB

Paralelamente a este trabalho a equipe do Idesam promoveu um debate sobre oportunidades florestais no município no dia 20 de fevereiro às 18 h no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Participaram do evento cerca de 40 estudantes de cursos técnicos do IFAM e do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias da UFAM.

Compuseram a mesa de debate: Joedson Quitino do ICMBio, Frank Gadelha do IDAM, os professores Ricardo Aparecido Bento e Marcelo Messias Franco do IFAM, o vice prefeito de Lábrea e a equipe do programa de manejo florestal do Idesam, André Menezes Vianna e Bruno Oliva Gimenez.

diagnostico-labrea1
Vista do município de Lábrea

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *