“Descobrindo” o município de Apuí

Por Alexandre Silva Perenyi, estagiário voluntário no Idesam – 

Estudo Agronomia na Unesp (Universidade Estadual Paulista) e, em janeiro, cheguei a Apuí para realizar um estágio voluntário de 1 mês no Idesam, no projeto Semeando Sustentabilidade em Apuí.

Neste projeto mostramos aos pecuaristas um modelo diferente de produção, aonde saímos de um sistema de pecuária extensiva, que apresenta uma baixa produtividade por hectare, para um sistema de Silvipastoril, com pastos consorciados com árvores que promovem conforto para os animais, ciclagem de nutrientes e preservação do solo, divididos em piquetes onde o gado tem alimento de qualidade em abundancia, podendo chegar até 4,5 animais por hectare.

Durante o tempo que estive visitando diversos produtores pude conhecer um pouco da história das primeiras pessoas que vieram morar no município, as dificuldades que encontraram chegando aqui, e o desenvolvimento da cidade até os dias atuais. Pude perceber que ainda falta um pouco de técnica, mão de obra qualificada e implementos.

No entanto, desde que cheguei, fui muito bem recepcionado por toda equipe, e estou aprendendo muito todos os dias. Não me canso de ver a exuberância das matas, seus Buritis, as Castanheiras gigantes, as Araras no final da tarde e a quantidade de água dos rios, cachoeiras e das chuvas que são quase diárias nesta época do ano, já que estamos no “inverno”amazônico.

estagio-apui-alexandre-2

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *