Café Apuí é apresentado na Semana do Clima, no Rio

Por Priscila Rabassa

Encontrar soluções sustentáveis para lidar com o desafio mais importante que enfrentamos hoje no mundo é o objetivo do evento Clima: Somos Todos Responsáveis, que aconteceu entre os dias 30 de outubro e 6 de novembro, no Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro.

Promovido pela Delegação da União Europeia, Fundação Planetário da cidade do Rio de Janeiro e WWF – Brasil, o encontro reuniu organizações e indivíduos da sociedade para debaterem soluções que ajudam a reduzir as emissões de gases com efeito estufa.

O Idesam, envolvido ativamente no combate as alterações climáticas, participou do evento com o projeto Café em Agrofloresta, que incentiva a prática agroecológica como alternativa para diminuir o desmatamento na Amazônia.

A iniciativa atende 26 produtores do município de Apuí, no sul do estado do Amazonas, através do manejo dos cafezais em agrofloresta com práticas agroecológicas de produção até cuidados em processos de pós-colheita e beneficiamento dos grãos e apoio à comercialização.

Com 3 anos de atuação, o projeto conseguiu, através das técnicas desenvolvidas, dobrar a produção e evitar o desmate de novas áreas. A qualidade também teve impactos positivos e resultaram em um produto diferenciado para o mercado, o Café Apuí Agroflorestal, lançado em maio deste ano.

Para Michel Mouchiroud, da Delegação da União Europeia, a participação de instituições como a do Idesam, comprometidas com o meio ambiente e social, é fundamental para incentivar iniciativas semelhantes.

“Os esforços para lutar devem ser globais, há muitas coisas que podemos e devemos fazer para que as pessoas cuidem mais do meio ambiente. Por isso, é importante encontrarmos juntos soluções que, além de serem boas para o clima, também melhoram a nossa saúde, criam mais empregos e ajudam a economia crescer, sem prejudicar o planeta”, afirma.

O evento traz ainda oficinas, exposições, mostras de cinema e conferências com especialistas como o artista plástico Vik Muniz, a jornalista Sonia Bridi, o cineasta João Amorim e o ex-piloto de Fórmula 1, Pedro Paulo Diniz. Alguns deles passaram pelo estande do Café Apuí e conheceram um pouco mais sobre o projeto (confira as fotos do estande aqui).

20151030120429 20151105031607 20151105031630

Assuntos que tratam de temas como urbanismo e modalidade urbana; uso da terra e agricultura; segurança e clima; energia; água e resíduos sólidos serão discutidos com a meta de conscientizar a sociedade sobre a gravidade das mudanças climáticas, mas também sobre a responsabilidade que cada pessoa tem com planeta ao não adotarem melhores hábitos.

Também foi realizado um desfile de roupas e acessórios com produtos de reciclagem criados pelo estilista Joel Souza e a apresentação do cantor e ex-ministro do meio ambiente, Gilberto Gil. Para as crianças, a programação contou com atividades recreativas, sessões de cinema, música e teatro com a temática ambiental, além de oficinas de reciclagem.

A abertura oficial aconteceu no dia 3/11, com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ao lado do comissário da União Europeia para o Clima e Energia, Miguel Arias Cañete, da representante do PNUMA no Brasil, Denise Hamú, do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e do secretário-geral do WWF-Brasil, Carlos Nomoto. A exposição foi encerrada no dia 6 de novembro.

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *