DOE AGORA

Idesam renova selo Carbono Neutro e reforça compromisso com conservação na Amazônia

Idesam renova selo Carbono Neutro e reforça compromisso com conservação na Amazônia

Programa Carbono Neutro Idesam também gera impactos positivos nas comunidades locais 

Com o plantio de mais de mil árvores para compensar suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), o Idesam renovou oficialmente seu selo e compromisso como uma organização Carbono Neutro em 2024. O reconhecimento é resultado do seu mais recente inventário de emissões, que mensurou o impacto das atividades da instituição entre janeiro e dezembro do ano passado. 

O levantamento estimou um total de 346,27 toneladas de CO₂ equivalente (tCO₂e) emitidas ao longo do período. Para compensar esse volume, o Idesam realizou o plantio de 1.154 árvores nativas já em 2025 na RDS do Uatumã (AM), por meio do Programa Carbono Neutro Idesam, uma de suas principais iniciativas de compensação ambiental que também executou compromissos de outros parceiros e projetos durante os plantios de 2025. 

Selo Oficial do Idesam 2024

O consumo de combustíveis fósseis respondeu por 54% das emissões, enquanto as viagens, parte essencial da atuação em campo, representaram 39%, conforme detalha o relatório. O documento também apresenta uma retrospectiva das emissões institucionais desde 2010, com destaque para os anos pós-pandemia (2021 a 2024), quando o instituto retomou de forma sistemática a mensuração de sua pegada de carbono. 

Para a diretora executiva do Idesam, Paola Bleicker, o feito reafirma o alinhamento entre o discurso e a prática da organização. “A neutralização das nossas emissões é mais do que um compromisso técnico. É uma extensão natural dos princípios que nos guiam há 20 anos, com foco na conservação da Amazônia e no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a região”, afirma. 

Além de garantir a compensação ambiental, o Programa Carbono Neutro também gera impactos positivos nas comunidades locais, especialmente aquelas envolvidas no plantio e na restauração florestal na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã. 

“Ser uma organização carbono neutro é mais que uma meta – é um compromisso com futuro, mas queremos ir além. Nosso objetivo é inspirar outras instituições, empresas e pessoas a também assumirem sua responsabilidade ambiental. Cada tonelada compensada representa uma ação concreta em prol do meio ambiente que vai além da natureza: gera impacto social positivo, beneficiando diretamente as famílias parceiras que participam ativamente do nosso programa. Acreditamos no poder das conexões para inspirar e espalhar soluções sustentáveis”, ressalta Kate Anne Souza, gestora de programas do Idesam na iniciativa Serviços Ambientais. 

Na avaliação de Kate Anne Souza, o selo também consolida a posição do Idesam como referência na integração entre práticas ambientais e impacto social, demonstrando que é possível equilibrar o crescimento institucional com a responsabilidade climática. 

 Texto e Imagem:Comunicação Idesam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Lightbox