Redes de Sementes reúnem-se em Mato Grosso

Por Priscila Rabassa

O Idesam participou da 1a Expedição da Rede de Sementes do Xingu. O evento, organizado pelo Instituto Socioambiental (ISA) com apoio do Fundo Vale, aconteceu no dia 28 de maio em Canarana e nos dias 29 e 30 em Nova Xavantina, Mato Grosso.

Durante os três dias representantes de redes de sementes de todo o Brasil se encontram com o objetivo de discutir os caminhos da rede de produção voltada ao fortalecimento da agricultura familiar e para compartilhar experiências e aprendizados sobre técnicas de coleta e manejo de sementes.

Para Marcelo Jacaúna, do Idesam, a participação no evento é fundamental para aprimorar e buscar novos conhecimentos para a Rede de Sementes de Apuí, além de difundir as melhorias de trabalho desenvolvido no município.

“Estamos no momento de implantação de cinco Unidades Fornecedoras de Sementes de Adubação Verde. Esse novo mercado garantirá a demanda do produto para Apuí, assim como promoverá uma nova alternativa de renda para os agricultores familiares locais.”

O encontro prevê, além de palestras e mesa redonda, visita ao Viveiro de Canarana e na Casa de Sementes de Canarana e Nova Xavantina.

Em Apuí, o Idesam criou, em 2011, uma rede de coleta de sementes e um viveiro de mudas em parceria com o Viveiro Santa Luzia. A meta foi garantir a oferta de sementes e mudas de espécies florestais nativas para ações de reflorestamento no município e em outras localidades da região Sul do Amazonas.

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *