Idesam promove encontro sobre intensificação pecuária em Apuí

Por Priscila Rabassa
Foto: Vitor Coluna

Durante os dias 13 e 14 de maio, o Idesam realizou a 1ª Oficina do Grupo de Trabalho Técnico de Intensificação da Pecuária e Sustentabilidade, em parceira com o WWF Brasil e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Apuí (CMDRS).

A oficina, que aconteceu na Câmara Municipal de Apuí, teve como objetivo reunir os diversos atores que atuam com o tema no município para juntos levantar os principais gargalos que impedem a intensificação pecuária e a regularização ambiental e fundiária nas propriedades locais.

Nesse primeiro encontro foram discutidos assuntos como acesso ao crédito, assistência técnica, geração de renda e regularização ambiental. O Idesam apresentou os resultados obtidos nos sete anos de atuação no município, com ênfase na viabilidade econômica de modelos sustentáveis de pecuária que permitem a intensificação e potencial de benefícios ambientais para o produtor e para a sociedade, como o sistema silvipastoril, implantado desde o início do ano em quatro propriedades rurais.

Para Gabriel Carrero, coordenador do Programa Mudanças Climáticas do Idesam, é o momento de criar um espaço legítimo de diálogo para debater o tema e buscar soluções conjuntas para superar as dificuldades do setor em Apuí.

“Criamos o Grupo de Trabalho para construir conjuntamente ações estratégias que resolvam os problemas existentes na região visando o desenvolvimento da pecuária de forma sustentável. Nossa expectativa é que ele contribua para que Apuí seja exemplo de intensificação pecuária com comprometimento ambiental em um futuro próximo,” afirma.

Para a próxima reunião, prevista para os dias 5 e 6 de junho, será trabalhado com o grupo a criação de um plano de ação estratégico visando vencer os gargalos da pecuária discutidos nesse primeiro encontro.

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *